Janaina

Popular song from Brazil, unknown composer.
Janaina is the name.
I made the arrangements and recorded all instruments and voice.
This was a very interesting exercise as trying to stick as much as possible to the original melody was a challenge. The questions is: what’s the original melody? Found one or two records of the song and went to my childhood memories to find it out.
Instruments recorded:
– 3 berimbaus: gunga, médio and viola
– xequerê africano
– pandeiro
– cuíca
– 2 guitars: 6 and 7 strings, all acoustic, nylon guitars

Música brasileira de domínio público.
Gravei todos os instrumentos.
Foi um exercício interessante. Buscar a melodia original foi um desafio. Existem poucas gravações dessa música, no máximo uma ou duas. Procurei minha memória musical da infância e cheguei nesse resultado.
Instrumentos gravados:
– 3 berimbaus: gunga, médio e viola
– xequerê africano
– pandeiro
– cuíca
– 2 violões: 6 e 7 cordas, violões de nylon.

Brejeiro, Ernesto Nazareth

Sometime ago, I’ve recorded few baselines for Choro, which I consider very important for guitar players as well as for other musicians to understand what the guitar is playing and fill in with the other instruments.

So the first video of the series was the introduction to the song Brejeiro, from Ernesto Nazareth.

Hope you find it useful!

EarMaster Review

It is very important to practice “soft skills” in music. Ear Training is probably one of the key aspects of the music studies very commonly overlooked by most of the people.

Why should you invest your precious time in Ear Training? Very simple, you will become a better musician.

There’s no rocket science here. EarTraining means you can sing notes before you play, you can identify the type of chords (major, minor, dominant, augmented, etc), intervals, scales and etc.

There are several ways to practice that. Technology came to help us and you can find many software and applications. 

My preferred one is Ear Master as it simply combines everything in a nice iPad app, with all the functionalities I need. The additional benefits of using a software like that one for music is the fact you get all analytics, progress development and statistics. You can compare your evolution and define goals. And as a side effect, you have it on the go, as it is installed the tablet as well as in your notebook or desktop. All synchronized, so whatever you have completed in one device is already updated everywhere.

Life is getting easier for guitar, piano, flute, clarinet students. And not only them, for all musicians, all instruments. Excuses to not to study are getting over and over. So roll your leaves on and get your Ear Training studies up to speed!

https://www.earmaster.com

My view review:

Cuidados com as unhas

Todo violonista que toca sem palheta precisa ter certos cuidados com as unhas. Afinal de contas, sem elas “afinadas”,  a qualidade do som do violão vai ficar bastante comprometida.

Existem inúmeras sugestões, variações e proposições de como deixar as unhas de maneira mais adequada para tocar violão. Vou expor a forma que eu utilizo, mas de longe sou o dono da verdade!

Eu sempre lixo as unhas da mão direita. Sempre com a lixa perpendicular a unha, o que é bem diferente da forma que as manicures trabalham. A unha precisa estar forte pois a pressão nas cordas será grande. Se a unha não for lixada com a lixa perpendicular a unha perde a sua força. Sei que estéticamente fica meio estranho, mas não tem jeito. Foi essa a maneira que eu encontrei de deixar as unhas fortes e aguentarem várias horas tocando numa roda de choro ou samba.

A forma que uma manincure indicaria seria lixar embaixo da unha. Para o violão, infelizmente, esse procedimento mais atrapalha do que ajuda.

Com relação ao comprimento das unhas, eu prefiro deixa-las com mais ou menos 3 milímetros. Isso seria considerado curto para a maioria dos violonistas eruditos. Prefiro nesse tamanho porque consigo obter um som misturado da unha e polpa do dedo, em conjunto, e não apenas da unha. Seria o mesmo caso para o dedão. Prefiro não deixar muito comprido para poder explorar o som da polpa do dedo, um som mais aveludado que soa bastante interessante dependendo da situação.

Note que essa forma de lixar as unhas vai exigir um pouco mais dos dedos. Isso significa que quando for tocar, vai “sentir mais” as polpas dos dedos. Talvez até apareça alguns calos. Com o tempo e a constância, isso deixa de ser um problema.

Uma outra vantagem importante dessa forma de lixar a unha é a velocidade. Com as unhas mais curtas a movimentação do dedo é menor para tangir as cortas. Ou seja, auxilia bastante no aumento da velocidade.

O que achou? Alguma sugestão? Tem alguma outra técnica que gostaria de compartilhar? Utilize os espaços abaixo!

Voltando a estudar violão

Inevitavelmente passamos por fases que não conseguimos estudar violão. Se por família, trabalho ou qualquer outro compromisso, deixamos a música, o violão ou qualquer outro instrumento musical de lado. Inicia-se então um ciclo nada produtivo: não estudo ou prático violão porque já faz tempo que eu não toco e a “mão está enferrujada”. O tempo vai passando e a música fica cada vez mais distante. O que fazer? Quebre a primeira barreira: pegue o instrumento! Tire o violão da capa ou estojo, afine-o com carinho. Não seja exigente consigo mesmo de querer tocar tudo aquilo que já estava tocando antes. Toque uma música que lhe agrade bastante e se não lembrar dela toda, passe para outra. Toque tudo mais devagar pra que os dedos voltem a destreza. Tente tocar coisas que você já tocava, para que não fique frustrado. O violão pode ser ingrato nessas horas. “Me deixe por uma semana e eu lhe deixarei por um mês”. Exercícios simples, músicas que já toca e que lhe dão prazer. Você verá o progresso já no segundo dia. O que acha? Gostaria de compartilhar a sua experiência? Boa sorte!

Noteflight – Editor de Parituturas Online Gratuito

Um nome um pouco estranho, mas uma excelente descoberta. Já pensou em criar partituras, editar, salvar e compartilhar, tudo online e de graça? Isso é uma revolução para a música mundial! Opções como Sibelius e Finale são maravilhosas, porém muito caras. Violonistas, pianistas, percussionistas sempre buscam algo mais em conta. Me deparei com o Noteflight. Sem versão em português, mas parece ser o “Gmail” dos músicos! Divirtam-se!

Roda de Choro na Granja Vianna

Primeira Roda de Choro aberta na Granja Vianna.

Traga seu instrumento e venha se deliciar com esse estilo musical autêntico do Brasil!

Dia 9/9/2013, as 20:00, na Cachaçaria Água Doce.

Maiores informações aqui: https://www.facebook.com/events/212387282218960/

Educação Online GratuitaFree Online Education

Entrei no mundo da educação online. Se adapta muito bem ao meu perfil “desorganizado”, que passa semanas acordando cedo, tendo uma vida regrada, e outras, estudando e compondo de madrugada. Pelo que eu vejo, os meus amigos músico não são muito diferentes… Pra falar bem a verdade, meu violão nem tem som direito de manhã!

Mas voltando ao tema, eu já tinha escutado muitas coisas a respeito de educação online. Nunca tinha me atrevido. E pra facilitar a vida ainda mais, existem cursos de excelente qualidade gratuitos. Mais uma vez: gratuitos! É isso mesmo. Tendo uma conexão a internet, seja aonde for, você aprende. A saudosa frase “só não aprende que não quer” torna-se cada vez mais verdade.

Comecei pelo Khan Academy – https://www.khanacademy.org/. Sensacional. Queria aprender mais sobre Venture Capital, iniciar uma empresa, Private Equity e etc e a fonte foi lá. Fiz esse https://www.khanacademy.org/science/core-finance/stock-and-bonds/venture-capital-and-capital-markets/v/raising-money-for-a-startup.
Afinal de contas, todos nós músicos, somos de uma forma ou de outra, empreendedores.

Pesquisando um pouco mais e ouvindo alguns amigos, cheguei no Coursera – https://www.coursera.org/  e no EDX – https://www.edx.org/

Achei vários cursos de produção musical, técnica de violão e guitarra, gravação, além de outros mais que indiretamente ajudam qualquer musico: finanças, psicologia e etc.

Acharam interessante? Comentários? Sugestões?

Um abraço,

I’ve entered in the world of online education. It fits quite well to my unorganized profile: spending several weeks waking up early having a structured life and on the other hand, some other weeks studying and composing in the middle of the night. From what I see, my musician friends are not very different. To be honest, my guitar doesn’t even sound properly in the morning!

Back to the topic, I’ve been listening quite a log about online education. I’ve never dared to try out. To make life even easier, there are several free courses. Indeed, free. With internet connection, wherever you are, you learn. The classic saying “you don’t learn if you don’t want to” becomes even more real.

I’ve started in Khan Academy – https://www.khanacademy.org/. Awesome. I wanted to learn more the theory behind Venture Capital and Private Equities and the source was there. I took this course: https://www.khanacademy.org/science/core-finance/stock-and-bonds/venture-capital-and-capital-markets/v/raising-money-for-a-startup. We musicians are anyway somehow entrepreneurs.

Going further and getting some friends’ advices, I reached Coursera- https://www.coursera.org/  and EDX – https://www.edx.org/

I’ve found several courses about music production, guitar technics, recording and others that indirectly help any musician: basics in finance, psycology and etc.

Got interested? Comments? Questions?

Metrônomos para o MacMetronomes for Mac

I have been using more and more the desktop to practice guitar. The basics: to have a good metronome. And I’m a fan of free stuff!

After checking several options, here you go:

– TapNTune – this is all-in-one type, with tuner and metronome. The good thing here is the beat and division capability. Excellent for Flamenco! http://jnote.org/47 – download at the end of the page

– Metronome – this one is really nice, with accelerator, timer and several options for compass. http://members.ozemail.com.au/~ronfleckner/metronome/

Have fun!

João Nogueira, Discobiografia

E eu, que achei que já tinha escutado tudo de João Nogueira. Achei que já tinha decorado as baixarias do Dino 7 Cordas (Horondino José da Silva) e Raphael Rabello, nas diversas músicas ao longo da carreira do cantor e compositor. Achei que as levadas de Maurício Carrilho, os arranjos de Hélio Delmiro e Cristovão Bastos estavam bem claros na minha cabeça. Como é bom viver de ilusão!!!

Minha esposa me deu de presente o livro do João Nogueira, Autobiografia, por Luiz Fernando Vianna, da editora Casa da Palavra. Sambabook meus amigos!!! Excelente idéia de marketing. Gostei!

Já fiquei feliz ao ver no começo o nome da grande amiga Tatiana Librelato e, como já era de se esperar, do Mestre Paulo César Pinheiro.

Esse livro deveria ser “mandatório” no currículo de todos os músicos que se interessam pela boa música brasileira. A análise de cada disco, saber das histórias, da onde vieram as composições, exaltações a Clara Nunes e etc são simplesmente fantásticas.

 

Salve João Nogueira!

Cai Cai BalãoCai Cai Balão

Cai Cai Balão
Pedro’s first time in the studio, recording :-), just before he turns 4 years old. And at the end you can hear Nara’s special participation saying “papai”
Voice: Pedro Harati
Guitars: Abdallah Harati

Cai Cai Balão
Primeira gravação do Pedro no estúdio :-), pro volta de 20 dias antes de completar 4 anos. E no fim, você escuta a participação especial da Nara dizendo “papai”.
Voz: Pedro Harati
Violões: Abdallah Harati

BrejeiroBrejeiro

Já tentou tocar o Brejeiro? Brejeiro (Ernesto Nazareth) Introdução do violão desse choro, que tem uma levada de tango brasileiro. Os tom é sol maior e os dois acordes iniciais são G e D7. Gravação sugerida é a de Jacob do Bandolim, do disco Vibrações.

Have you ever tried to play Brejeiro? Brejeiro (Ernesto Nazareth) Guitar introduction for this choro, which has the brazilian tango rhythm. The music key is G major and the two chords are G and D7. The reference record is from Jacob do Bandolim, Vibrações album.

MarileneMarilene


Marilene
Composição: Pixinguinha (1951)
Arranjos: Grupo Cá Entre Nós
Flauta: Carolina de Hollanda
Cavaquinho: Eduardo Gisi (Dudu)
Violão 7 cordas: Abdallah Harati
Pandeiro: Renato Amorim


Marilene
Composer: Pixinguinha (1951)
Arrangement: Grupo Cá Entre Nós
Flute: Carolina de Hollanda
Cavaquinho: Eduardo Gisi (Dudu)
7 Strings Guitar: Abdallah Harati
Pandeiro: Renato Amorim

MagoadoMagoado

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Magoado
Composição: Dilermando Reis (1954)
Arranjos: Abdallah Harati
Violões 6a, 6b e 7 cordas: Abdallah Harati

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Magoado
Composer: Dilermando Reis (1954)
Arrangement: Abdallah Harati
Guitars 6a, 6b & 7 strings: Abdallah Harati

CurumimCurumim


Curumim
Composição: Abdallah Harati (2007)
Arranjos: Abdallah Harati
Violões 6 e 7 cordas: Abdallah Harati


Curumim
Composer: Abdallah Harati (2007)
Arrangement: Abdallah Harati
6 and 7 Strings Guitars: Abdallah Harati